Sodam: Arcades, Paquistão, Coréia e afins…

by

TekkenBr_layer

Trechos (provavelmente) retirados de algum chat de stream, ou uma transcrição feita a partir de alguma stream do mesmo falando sobre.

 


 

Esta é apenas a minha opinião pessoal, mas …

Atualmente, existem apenas dois jogadores que podem igualar os paquistaneses: Knee e LowHigh. Knee teve experiência pessoal de jogar contra esses jogadores – Chikurin também teve alguma experiência, mas vê-lo ser explodido assim durante o Tokyo Tekken Master… Acho que o resto da Coréia simplesmente derreterá contra eles. Chanel também não será capaz de fazê-lo, ele simplesmente não tem a experiência. Existem apenas dois jogadores – Knee e LowHigh – que podem lidar com os paquistaneses. Portanto, os dois precisam trabalhar juntos para descobrir alguma coisa. A diferença é que Lowhigh o acompanhou nos torneios e continuou perdendo por algum tempo, só agora está se firmando. Ele é humilde e disposto a assumir as derrotas e continuar melhorando, acredito que seja a coisa mais importante que você pode fazer no Tekken. Não importa em que patrocinador ou equipe você está – ROX, GG, UYU ou o que for. Todos precisam se unir. No momento eles nem se falam ou jogam na Steam, Playstation ou o que quer que seja. Eles precisam se encontrar no El Fuego ou em qualquer outro fliperama e continuar jogando. Eles precisam jogar, jogar e jogar como os paquistaneses estão fazendo. FT20s, sessões de 20 horas, o que for necessário. Sem isso, como eles podem ganhar? Não estou envolvido nisso e realmente não tenho um ego como o deles – mas não é refrescante me ouvir dizer isso? Sou o único que pode dizer isso porque, mesmo que eu o diga, porque sou mais velho que todos os outros, eles só podem me xingar baixinho e ficar quietos.

O JDCR tem seus pontos fortes, Saint tem seus pontos fortes, Knee tem seus pontos fortes, LowHigh tem seus pontos fortes – eles precisam se encontrar no El Fuego por um mês e continuar jogando entre si vez ou outra. Isso não é sobre dinheiro – é sobre orgulho. “Porque eu quero ganhar, porque sou profissional” – eles precisam continuar jogando. Não há como suas habilidades não melhorarem com isso. Mas nós, como coreanos, agora somos incapazes de fazer isso … Quando Knee e JDCR apertaram as mãos naquela época em Manila, todo mundo aplaudiu. Já eu… Eu apenas chorei um pouco. Mostrou que, embora as feridas fossem profundas, eles conseguiram sobrepor as desavenças e parabenizar um ao outro. Knee estendendo as mãos para o aperto de mão, e JDCR respondendo curvando-se imediatamente, foi uma visão maravilhosa. Mas então foi isso. Não houve cooperação, nem trabalho em equipe depois. Isso foi realmente mais do que apenas um pouco de carisma para a multidão? Naquela época, nem sequer imaginávamos o Paquistão como uma ameaça. Mas agora – você realmente acredita que alguém que não seja Knee ou LowHigh se sente remotamente seguro contra eles? Hoje vi LowHigh jogando, mas também o vi frustrado. Eu sei que ele é realmente bom na matchup contra Akuma, e ele sabe disso. Mas perder dessa maneira… Desta vez, não havia coreanos no top 8. Isso já aconteceu antes, mas desta vez foi demais… Quero dizer, todos os outros, exceto LowHigh, eram apenas vítimas. Eles estavam sendo atropelados. Mas ver LowHigh perder assim … Precisamos abordar isso com seriedade. Isso não é motivo de riso. Não podemos ignorar isso.

 


(Respondendo a um comentário dizendo “apenas deletem o Akuma”):

“Não, não se trata de deletar Akuma. Só precisamos que o Knee jogue com ele”, ri. “No final, eu gostaria que todos trabalhassem juntos”.


 

Knee deveria ter ido para o Paquistão em vez do Chikurin, mas a ROX não o deixou ir. Você sabe como ele estava comentando no torneio da ROX? Ele continuou dizendo durante as partidas: “Eu gostaria que isso terminasse rapidamente”. Era porque ele queria assistir a stream do Tokyo Masters. Você sabe, aquele cara (Knee)… Ele é incrivelmente competitivo. Você sabe como ele sobreviveu assim? Porque ele absolutamente odeia perder. Ele é uma pessoa muito orgulhosa. É por isso que ele voou para o Japão e assim por diante. Mas ele deveria ter ido para o Paquistão… Knee foi ao Japão quando ele não precisou (para uma das sessões do Kurokuro, eu acho) e enfrentou Arslan Ash e outros nos treinos. Chanel chegou a gravar um vídeo dele jogando contra Awais Honey. Agora sabemos agora que Honey e os outros são o verdadeiro obstáculo, não apenas Arslan. Quanto a mirror match de Akuma na Grand Final, provavelmente era uma questão deles terem se enfrentado demais. Não importava o quão bom Honey era, já que o outro cara só tinha o número dele. É como quando o Take estava em boa fase. Nas deathmatches ou Grand Finals entre ele e Nobi, o segundo sempre acabava vencendo. É sobre conhecer a outra pessoa.

Tekken não é um jogo de ação, é um simulador estratégico. Por exemplo, quando eu faço AOP u/f+3, Knee sempre consegue fazer kbdc (korean backdash cancel) e usar um jab para me punir com um combo em float. Ninguém mais no mundo pode fazer isso. Nem JDCR, nem LowHigh, nem ninguém. Porque apenas ele? Porque jogamos um com o outro por dez e poucos anos a fio. É sobre desvendar a outra pessoa. O ponto que eu queria enfatizar era que isso é prova do fato de que esses jogadores paquistaneses jogam um contra o outro. A prova está aí, veja as lutas dos torneios. E você sabe o que é assustador? Veja o que aconteceu quando apenas dois desses caras compareceram ao torneio de Tóquio. Eles ficaram em 1º e 2º. Todos os demais, exceto LowHigh, não eram nada. Imagine se um desses caras fosse para o Japão e o outro fosse para o torneio ROX… Eles levariam os dois torneios. Você pode ver como isso é assustador? Nós precisamos acordar.

NÓS. PRECISAMOS. ACORDAR.

Por um lado, é um perigo real à cena coreana. Por outro lado, fico tranquilo ao saber que temos dois dos melhores jogadores do mundo (Knee e Lowhigh), e eles são amigos um do outro. Então, eu realmente gostaria que JDCR e Saint, esses caras com muita experiência, se juntassem (com Knee e Lowhigh) no El Fuego e apenas jogassem juntos.
 


(Respondendo a um comentário dizendo “Knee já tem 35 anos, se o tempo dele passar…”):

“É o que estou dizendo. Ele já tem 35 anos, então o bastão deveria ser passado para Lowhigh, mas Lowhigh ficará sozinho. Talvez ele possa trabalhar com o Chanel – Chanel é realmente inteligente.

Nota sobre o Chanel: ele é como um cara que eu conheci nos EUA, Speedkicks, que costumava fazer anotações sobre todos os jogadores e suas manias. Speedkicks é como o Chanel.”


 

Eu acho que essa regra de não olhar para o telefone é realmente estúpida. Qual é a diferença entre olhar para o telefone para obter informações e ver suas anotações para obter informações? É essencialmente o mesmo. Para ser sincero, acho que boa parte de como Knee chegou aonde está se deve ao trabalho do Chanel. Mas Chanel, mesmo com toda a sua teoria e conhecimento, pode não ser capaz de executar corretamente e chegar ao topo. Já Knee tinha essa vantagem na destreza. Eu provavelmente também acho que durante os momentos em que Knee não estava no mapa, e tudo era sobre Echo Fox JDCR/Saint, foi Chanel que o ajudou a voltar. Quero dizer, eu conheço esses caras há muito tempo, Chanel estava no mesmo patrocinador que eu uma vez.

Mas mesmo assim, há uma diferença – com Starcraft, havia muitos espectadores, fãs casuais, garotas assistindo etc, e as pessoas podiam ganhar dinheiro com anúncios e patrocínios. 80% das pessoas assistindo eram fãs casuais. Mas agora veja o Tekken, mesmo em torneios e fliperamas. Antes, 90% das pessoas eram jogadores e talvez 10% aparecem aleatoriamente e jogam como passatempo. Esse é o problema do mercado coreano. Agora é tudo sobre Tetris e similares, então é disso que eu tenho medo. Depois que Knee aposentar como jogador, será o fim dele. No final, isso é tudo que o Tekken coreano já foi um dia. Você sabe qual é a diferença? É porque a Coréia é sobre jogar sozinho no seu quarto, enquanto no Japão a cultura de arcade e a visualização de coisas offline ainda estão fortes. Há uma diferença. No Japão, Nobi é, por si só, uma marca. Há multidões no Japão que vão a esses eventos de Tekken nos quais ele participa, mesmo que tenham que pagar. Na Coréia? Mesmo que seja gratuito, as pessoas não vão. Por que eles? O que eles têm a ganhar se mantendo próximo à esses jogadores realmente bons e que vão derrotá-los? E-Sports/Pro são sobre os fãs. É sobre essa experiência direta. Vendo esses logotipos no Twitch, ROX, GG, UYU, o que for – as pessoas não entendem. O que a ROX faz? Eles não têm idéia. Algo precisa mudar. Eu não sei o quê, mas algo precisa mudar. Dou crédito a ContinueTV e El Fuego por manter as jogatinas offline. Acho que corremos muito à frente do tempo (em termos de jogar fora a cultura de fliperama) Acho que, a essa altura, no próximo ano, o Japão estará no mesmo estado – todos os seus fliperamas também desaparecerão. Eles serão como nós. Mas estávamos muito à frente – nossa internet era muito rápida. Acabamos um ano ou dois à frente do Japão.

Veja as nossas fileiras online – temos cerca de 100 Tekken God Primes para cada personagem. No exterior? Ouvi dizer que quase ninguém tem esse posto. É por causa da internet. Como eles não podem se encontrar online, o que eles fazem? jogam offline. Todas as streams na Afreeca, transmitindo deathmatches e sessões online e colhendo TGPs na Coréia, tornou-se um problema. Que outro país faz coisas assim? É por isso que estamos nessa situação. Precisamos nos encontrar offline e jogar enquanto conversamos e consultamos, mas como continuamos jogando online e nunca conversamos um com o outro… Sem contar o fato de que somos tão orgulhosos que nunca conversamos de qualquer maneira. Vivemos apenas fazendo ki charges e chutando cadáveres online, quando não conseguimos nem olhar nos olhos offline. Há um tempo atrás pensei que Ulsan seria o sucessor de Knee, mas Lowhigh melhorou muito rapidamente. É isso que ser humilde faz por você. Espero que eles acabem se tornando amigos e rivais, porque é assim que você melhora. Ter um rival é infinitamente melhor do que não. Eu gostaria de agradecer ao JDCR e Saint por isso também, porque a frustração do Knee pelos dois também faz parte do que o levou a esse estágio.

Créditos: Gura

Deixe um comentário