Por dentro da cena: Raciel

by

post_13

 

Se vocês não conhecem essa lenda da cena mineira, façam um favor para si mesmos acompanhem esse breve bate-papo com um dos maiores colaboradores da cena brasileira. Se ele não conhece, não aconteceu! Com vocês: RNG|Raciel!

TekkenBR – Hoje abrimos o baú da cena com uma das pessoas mais queridas da galera, a Enciclopédia do Tekken: Raciel! Agradecemos de antemão a participação do mestre.

RNG|Raciel – Poxa!! Eu que agradeço pelo convite.

 

TekkenBR – Fala pra nós sobre você.

RNG|Raciel – É difícil falar da gente mesmo (risos), mas eu me considero uma pessoa bem tranquila e pensa bastante antes de tomar qualquer atitude. Gosto bastante de zoar os amigos também (risos).

 

TekkenBR – Você chegou a trabalhar com jogos, fala um pouquinho pra nós sobre. Foi daí que veio sua paixão por FGs?

RNG|Raciel – Sim, eu trabalhei dos 14 aos 15 anos em uma locadora de vídeo games (aquelas que vendiam meia hora, 1 hora e daí por diante). Dos 15 até os 24 eu trabalhei como vendedor em uma banca de camelô que foi crescendo aos poucos até tornar-se uma loja, cujo a especialidade era vender qualquer produto relacionado a vídeo games como: consoles, jogos, acessórios e outras coisas. A minha história com FGs nasceu bem antes, ela só foi potencializada com essa profissão, uma vez que tive contato com diversos jogos.

 

TekkenBR – Pergunta clássica: quando começou a jogar FGs?

RNG|Raciel – Meu primeiro contato com FGs foi quando eu tinha ainda 7 anos, meu irmão me levou em um bar (aqui em MG cada esquina tem um bar) e naquela época cada bar era praticamente um fliper. Lá conheci o SFII versão de “rodoviária” com “Shory” full screen e Balrog OP (risos), a partir daí eu comecei o meu tour indo em todos os bares e flipers possíveis, já que cada um deles tinham jogos diferentes e cresci assim rodando os bairros circunvizinhos sempre procurando jogos de lutas diferentes e a maioria deles me chamavam a atenção.

 

TekkenBR – Cita pra nós seu top10 FGs em toda a história.

RNG|Raciel – Difícil citar os 10 maiores jogos de luta da história, mas vou deixar registrado os 10 jogos de luta que mais joguei na vida:

  1. Tekken 3
  2. Tekken 5
  3. UMK3 ou Mortal Kombat Trilogy
  4. Street Fighter II Champion Edition
  5. Street Fighter Alpha 3
  6. Soul Calibur II
  7. Killer Instinct
  8. Samurai Shodown II
  9. KOF 98
  10. Marvel vs Capcom 2 (Sim, eu gosto desse jogo da Mahvel kkk)

 

TekkenBR – Agora pulando pra nossa cena, você foi chamado para o time Renegades como “coach”. Explica pra gente como é isso.

RNG|Raciel – A minha função particularmente é analisar o gameplan de cada player e ajudar encontrar onde cada um pode melhorar, o que cada um poderia ter feito em determinada situação de jogo. É uma função mais analítica para quem está de fora assistindo e sem a pressão do momento.

 

TekkenBR – Na sua opinião, o que falta pra cena brasileira ascender de vez?

RNG|Raciel – Particularmente, eu penso que a cena está no caminho certo crescendo aos poucos. Tekken 7 trouxe um envolvimento com o jogo como nunca antes, nesse aspecto a nossa cena está MUITO melhor que na época do TTT2 por exemplo, hoje nós temos vários eventos ao redor do pais e principalmente nas grandes praças, onde a cena OFFLINE cresceu. Além disso, o pessoal está participando presencialmente dos eventos e, aqueles que não podem devido ao nosso “problema” geográfico, participam de forma indireta nas transmissões. Se mantivermos isso, só temos a crescer ainda mais.

 

TekkenBR – Acha que o recente racha na ABT pode influenciar nesse crescimento? Qual a sua opinião sobre?

RNG|Raciel – É realmente uma pena o que houve com a ABT, mas o que realmente importa é que as pessoas que estavam envolvidas com a ABT muito provavelmente vão apoiar qualquer outra ideia que surgir em prol da nossa cena, então o que importa de verdade são as pessoas e não uma associação em si.

 

TekkenBR – Este ano tivemos o Top Fighter abrindo a temporada, FIR e Gamepólitan em seguida e já estamos às portas do Tretas. Como você vê esse crescimento de eventos brasileiros?

RNG|Raciel – E ainda teremos mais eventos após o TRT. Como eu disse anteriormente, Tekken 7 trouxe um envolvimento muito grade com o jogo. O que nós vimos desde o lançamento global do jogo até agora é o fortalecimento da cena de Tekken ao redor do mundo, mesmo em cenas já consolidadas nós vimos que houve um grande crescimento, onde jogadores renomados de versões anteriores, e que tinham sumido do mapa, voltaram a jogar, além do surgimento de novos talentos. Neste caso eu penso que conosco não seria diferente, já que também amamos o jogo por aqui, embora esse crescimento ainda seja surpreendente devido aos problemas que nós temos no país, que muito das vezes nos impedem de dar um apoio maior.

 

TekkenBR – Quais as suas expectativas para o Tretas? Conhecendo a galera da cena, destaca alguns players que podem despontar?

RNG|Raciel – As expectativas são as melhores possíveis e a galera vai estar no hype devido o torneio ser exatamente no nascimento da Season 2, mesmo o torneio sendo disputado ainda na Season 1, eu creio que teremos um grande campeonato. Assim como em eventos ao redor do mundo nós temos os players favoritos a vencer o torneio, mas temos visto que Tekken 7 tem sido um jogo que tem surpreendido a muitos no que se refere a resultados. Tomara que tenhamos surpresas.

 

TekkenBR – Quem você acha que faz o top8? Arrisca um campeão?

RNG|Raciel – Não sei quais players estarão presentes ainda porque nem todos confirmaram presença, mas, daqueles que confirmaram, o NM|Leo Xaves, pra mim, é favorito pelo momento dele no jogo. O Team Tony também estará levando alguns players e todos tem condições de estarem no top 8, assim como o pessoal do Sul (STF e MRG). Mas eu estou torcendo por surpresas e que elas possam vir por parte do time RNG (risos).

 

TekkenBR – E sobre a cena sul americana como um todo, em que patamar acha que estamos em relação a outros centros?

RNG|Raciel – Quando eu vou comparar uma cena com a outra, eu procuro olhar o que essas cenas produziram e tem de melhor como talento para o jogo, pegando os 5 melhores jogadores de cada cena e tentando fazer um prognóstico do que eles são capazes de fazer se enfrentasse um ao outro. Nós temos excelentes jogadores por aqui, mas ainda não dá para comparar com outros cenários como Coréia, Japão e Estados Unidos, mesmo que a gente possa vencê-los como de fato já o fizemos, mas não estamos tão distantes dos Europeus por exemplo. Na minha opinião é: Ásia, Estados Unidos, América do Sul, Europa e o resto (risos).

 

TekkenBR – Tekken sempre se manteve sem updates durante seus jogos, a NAMCO sempre se preocupou em reunir os feedbacks e utilizá-los no jogo seguinte. Com a recente política de patches de correção que se tornou moda no gênero, quais as expectativas pra Season 2?

RNG|Raciel – Estou muito animado para essa Season 2, o jogo nem estava morto e já vai receber um revival. Todos estávamos esperando apenas adição de novos personagens e o que vamos receber vai ser algo além disso. A Season 2 irá trazer adição de mais personagens, acréscimo de uma nova mecânica e balanceamento para todos os personagens o que vai fazer todo mundo começar a jogar do “zero” novamente.

 

TekkenBR – E sobre os guests? Qual a sua opinião? Algum guest que gostaria de ver aparecer?

RNG|Raciel – Eu era contra os guests, mas vi que isso é algo que nós precisamos nos adaptar. O jogo que tínhamos antes era ótimo para nós que amávamos o jogo, mas os jogos hoje não são feito apenas para os oldschool, as empresas tem que ganhar dinheiro e tornar o jogo atrativo e rentável, essa foi a forma que eles encontraram de fazer o jogo fazer esse sucesso todo. Quanto ao guest, eu queria muito ver o Yamazaki, sou muito fã desse personagem.

 

TekkenBR – Mestre, muito obrigado por ter doado um pouquinho do seu tempo pra nós, algum recado pra cena brasileira?

RNG|Raciel – Eu que agradeço pelo convite e estou à disposição sempre que precisar. O recado que eu deixo é: Continuem treinando e se esforçando cada vez mais para melhorar o seu jogo, não se importe com sua derrota, veja o que ela te trás de fatores positivos, pois a gente aprende mais com os erros e mais cedo ou mais tarde as conquistas virão.

 

_________________________________________________________

Curtiram? Nos ajude a fazer a comunidade crescer dando sua opinião e espalhando o blog pelas mídias. Ajudem a cena, sejam presentes!

Deixe um comentário